terça-feira, janeiro 6

incompetência, frio e caldo verde em orgia explosiva no Carvalhal

hoje estive a ouvir Linda Martini e lembrei-me de que nunca partilhei convosco a maravilha que foi o Festival Musicoeste 2007.

apesar de os conhecer pouco e há pouco tempo, quando soube que vinham ao Carvalhal (don't ask!) e dado que o bilhete para o "festival" custava €5 (e só por isto depreendem já meia dúzia de coisas), decidi ir.

chegámos por volta das 18h, porque era a hora inscrita no bilhete. - ERRO Nº1

perante um mini-planalto completamente deserto no que toca a seres humanos, um palco único, uma barraquinha de cerveja acompanhada por duas ou três roulottes de cachorros e duas tendas de aspecto artesanal, decidimos perguntar a que horas é que, afinal, aquilo começava mesmo - ERRO Nº2

Segurança #1: ah, pois... nã sei. isto tá um bocadinh' atrasado...
Nós: hm, pois. então e qual é a hora prevista para a actuação dos Linda Martini?
Segurança #1: aaaaaaa... pois, nã sei. isso deve ser lá mais pá noite.
Nós: riiiight... obrigado.
Segurança #1: dêem praí umas voltinhas!

parênteses recto: o Carvalhal é uma terra no meio do nada, com meia dúzia de casas e, que nós tenhamos visto, UM café.

depois de nos cansarmos de estar no carro a ouvir música para passar o tempo (porque nem no recinto nos deixaram entrar), arriscámos o café. comemos umas tostas na companhia de um documentário sobre a Princesa Diana.

voltámos, e apesar de continuarmos a quase conseguir ver aquelas bolas de "palha" do deserto a rolar por ali, ganhámos coragem e sacámos dos bilhetes. deviam ser umas 22h. - ERRO Nº3

perguntaram-nos se queríamos mesmo entrar, dado que, uma vez lá dentro, nos seria impossível sair e tornar a entrar. por esta altura comecei a pensar no amor que tinha àquela nota de €5 que deixara no balcão da worten, em troca do bilhete para o "festival".

por falar nisso, estão a ver os bilhetes da ticket line? aliás, estão a ver qualquer bilhete? daqueles com... PICOTADO?! dizem, não sei, que o PICOTADO tem um PROPÓSITO. mas o segurança nunca tinha visto um bilhete na vida, certamente. para dizer a verdade, não sei se o segurança teria, alguma vez, saído do Carvalhal.
o que é que ele fez? UM RASGÃO NO MEIO DO BILHETE! e disse "pode entrar."

ao fim de duas horas sentadas no chão de terra batida, a sentir o frio da noite e a conversar sobre coisas idiotas só para manter o cérebro activo, descobrimos que uma das tendas era, afinal, o palco secundário. aquele onde actuaram algumas das bandas mais "vulgares" que já ouvi (digo ouvi porque continuámos sentadas no chão).

cachorros, hambúrgueres e imperiais pelo meio, decidimos ir até um balcãozinho de bebidas brancas chamado Mojito's. pedimos um mojito. - ERRO Nº4

disseram-nos "mojitos não temos, mas posso sugerir uma caipirinha com vodka preta!". perante o nosso olhar incrédulo, o bartender explicou: bem, Mojito's é só o nome do bar. aqui não fazemos mojitos.
ah.

passado um bocado encontrámos três cadeiras velhas, abandonadas, que foram o que de melhor nos aconteceu naquela noite. as nossas costas também agradeceram.

casas de banho? em prol do bem comum, vamos saltar todo este capítulo.
animação? senhores a cuspir fogo e vinte pessoas a assistir, que é como quem diz "1/4 da plateia a assistir".

sim, éramos imensos. pelas 02h já sabia quem era amigo de quem, já sabia que Fulana de Tal tinha dormido com Beltrano e já a empregada da barraca de cerveja estava sentada em cima do balcão e os seus olhos brilhavam de felicidade quando tinha clientes.

não sei se pela falta de qualidade ou pela falta de paciência, não me lembro de ter aplaudido uma única banda.

a banda que tocou antes dos Linda Martini chamava-se Bass Off e tinha na plateia um amigo, que foi, de resto, o único a manifestar-se quando eles perguntaram: querem mais?? o que é que querem ouvir??
(importa referir, como nota de rodapé, que a letra da dita música consistia num aportuguesado "we are feeling good / with the bass off / yeeeeah!" com a pior melodia (ou falta dela!) que possam imaginar.)

um dos membros da banda fez, ironicamente, uma referência ao quão bom era tocar para um público assim. e a seguir disse "mas fiquem para ver os Linda Martini; vale a pena". e não é que o público reagiu?? nós gritámos, de longe, ainda sentadas nas cadeiras "sim, é MAIS OU MENOS por eles que ainda aqui estamos"

03.45h - Linda Martini sobem, finalmente, ao palco. pedem desculpa e agradecem aos fãs terem esperado tanto.

como praticamente todos os que tinham entrado no recinto ainda ali estavam a esta hora (e ainda que na "fila da frente" o espaço circundante a cada espectador fosse de cerca de metro e meio/dois metros), pensei "bem, este pessoal está mesmo aqui por eles!".
repensei esta posição quando o vocalista disse "agora vamos tocar A Severa. quem é que conhece esta música?" e se ouviramm duas pessoas na plateia. duas.

como sabia que a minha amiga a conhecia, disse-lhe "olha! não ouviste? é A Severa! tu conhece-la!" - ERRO Nº5.
com um péssimo timing, ela diz, embora não muito alto (mas também éramos tão poucos...), "ah! eu conheço!!" e sente 60 pares de olhos em cima dela.

e, acabado o concerto, o que é que calha bem?? um caldo verde às cinco e meia da manhã, claro!

pergunto-me se terá havido uma segunda edição do festival...

no meio disto tudo, salva-se o senhor dos cachorros quentes, que era simpático e, comigo, insultou violentamente a organização enquanto me perguntava "quer mais batatas?"

5 comentários:

Sad Tear disse...

Estou a ver que foi bastante interessante essa ida ao Carvalhal :P

Maria Inês disse...

Não sei como é que eu não estava lá... é que parece mesmo o estilo de coisa em que eu "intrujadamente" me meteria... lol

Ominona disse...

LOLOL:) o que já me ri a imaginar a situação. Essa do Bar Mojitos não ter Mojitos.´..só mesmo no Carvalhar ! :P

Vivianne in Berlin disse...

Eu também tenho saudades tuas, muitas muitas, miúda gira!

Anónimo disse...

AHAHAH
Creedo, ainda te lembras deste falhanço? Esse dia já estava num lugar recôndito na minha memória.

Só de me lembrar da musiquinha de merda que tivemos de gramar até às tantas para ver Linda Martini, do balcão com a publicidade enganosa, das minhas idas constantes ao wc e da grande animação do público a ver linda martini...lame.

O meu timing nem sempre é perfeito :P

Já andas melhor?? Beijo*